Menu fechado

O Rio Grande do Sul se destaca no seguimento de cervejas artesanais. Selecionamos algumas das principais cervejarias artesanais para você conhecer. Confira!

Você sabia que o Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China? Isso abre portas para um novo nicho, o mercado das cervejas artesanais, e já fizemos um post no blog sobre a fabricação das cervejas artesanais que vale a pena conferir.

No Brasil as cervejas artesanais ganham cada vez mais espaço, o que colabora para a cultura cervejeira se expandir no nosso país. E por falar em cerveja artesanal, um estado brasileiro que se destaca nesse seguimento é o Rio Grande do Sul, que apesar de dar seus primeiros passos em direção a uma rota turística para os apreciadores de cerveja, já tem muito do que se orgulhar de suas cervejarias artesanais.

Dizemos isso porque o Rio Grande do Sul é um dos principais estados produtores de cerveja artesanal, com mais de 30 microcervejarias, além de produzir equipamentos para fabricação de cerveja e importar matéria prima para a produção da bebida.

Como falamos, apesar de estar nos seus primeiros passos, a rota cervejeira do Rio Grande do Sul é relativamente longa, já que em todo o estado as cervejarias gaúchas produzem cerveja artesanal de boa qualidade.

Para você ficar por dentro dessa rota, selecionamos algumas das principais cervejarias artesanais gaúchas, para quando você for passear pelo estado (caso não seja nativo) possa visitar e degustar as cervejas do Rio Grande do Sul.

 

BALDHEAD

É uma cervejaria gaúcha recente, nasceu da animação de dois irmãos que viram o potencial de suas cervejas e acreditaram no negócio. Atualmente a cervejaria artesanal, produz mensalmente cerca de cinco mil litros de cerveja, mas deseja expandir a produção para 10 mil litros por mês.

cerveja Baldhead

RALF BEER

Uma das cervejas artesanais do Rio Grande do Sul que é sucesso! Essa é uma das maiores cervejarias gaúchas, que fica situada em Alvorada. Sua cerveja artesanal leve e refrescante é bastante requisitada para grandes festas e ventos.

Ralf Beer

BARLEY

Começou com os cervejeiros Francisco Assis Strümer e Vitor Hugo Schwarz produzindo cerveja artesanal como hobby. Anos depois montaram uma microcervejaria em Capela Santana. Hoje em dia produzem cinco diferentes cervejas do Rio Grande do Sul, que variam entre Pilsen e Weiss.

Cerveja Barley

CERVEJARIA SCHIMITT

A cervejaria Schimitt se destaca por suas cervejas artesanais bem diferentes, como Barley Wine, Stout e a consagrada La Brunnet. É uma cervejaria gaúcha que busca sempre maneiras de crescer e melhorar, para garantir a qualidade das suas cervejas artesanais.

Cervejaria Schimitt

EISENBRÜCK

A Cervejaria Eisenbrück é referência em qualidade de cerveja. Atualmente, são produzidas cinco tipos de cervejas artesanais, naturais, não filtradas, sem pasteurização e sem conservantes: Pilsen, Extra, Weiss, Dunkel  e Süss.

cerveja Eisenbrück

CERVEJARIA ABADESSA

Depois de morar uma década em Munique, o brasileiro Herbert Schumacher, resolveu produzir no Brasil com o mais alto nível de exigência do mundo. A cervejaria gaúcha fica em Pareci Novo, e fabrica quatro tipos de cerveja artesanal, sendo que o destaque fica para a Slava, uma Pilsen alemã clássica.

Cervejaria Abadessa

Essa foi a nossa seleção de cervejarias do Rio Grande do Sul! Se já experimentou alguma das cervejas artesanais produzidas por essas cervejarias artesanais, conte pra gente nos comentários!  Adoramos conhecer as experiências dos nossos leitores.

Fonte: As incríveis cervejas artesanais do Rio Grande do Sul

WhatsApp chat