Menu fechado

Microcervejaria artesanal – saiba como montar. Se você for leigo no assunto ou quiser se especializar em cervejas artesanais, vale a pena fazer os cursos de microcervejaria e cervejas artesanais.

Se você for leigo no assunto ou quiser se especializar em cervejas artesanais, vale a pena fazer os cursos de microcervejaria e cervejas artesanais

Microcervejaria artesanal – saiba como montar

Até chegar ao mercado consumidor, a cerveja artesanal passa por inúmeros processos, desde o preparo do mosto até a filtragem do produto final.

Independentemente de você possuir ou não conhecimento em microcervejaria, é possível vencer nesse tipo de negócio. Bastam alguns cuidados para que o empreendedor alcance o sucesso. Há vários cursos presenciais e a distância, que nos ajudam a entender o mundo das cervejas artesanais. Segundo Adonay Anthony Evans, professor do Curso a Distância CPT Como Montar Uma Microcervejaria e Produzir Cerveja Artesanal, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online, é possível aprender desde os tipos e estilos de cervejas – passando pela estrutura e pelos equipamentos necessários, até a matéria-prima, as fases de fabricação da cerveja, a fase na adega, o envase e as estratégias de comercialização e marketing.

Portanto, se você for leigo no assunto ou quiser se especializar em cervejas artesanais, vale a pena fazer os cursos. Enquanto isso, que tal conhecer as etapas de produção da bebida?

Preparo do mosto: Nessa etapa, o malte é moído para a extração do amido. Em seguida, ele é misturado à água e a outros ingredientes. Por fim, a mistura é filtrada, fervida e resfriada.

Fermentação: Após o resfriamento, adiciona-se fermento ao mosto – dentro de fermentadores de aço inox. Ao mosto fermentado damos o nome de “cerveja verde”.

Maturação: Nesse processo, o mosto permanece de 6 até 30 dias em local refrigerado a 0 °C (zero grau) para que algumas substâncias sejam eliminadas.

Filtragem final: Por último, para garantir a pureza da bebida, a cerveja pronta passa pelo processo de filtragem antes do envase em garrafas, latas ou barris.

Equipamentos necessários para a microcervejaria

Além da matéria-prima para fabricação de cerveja – levedura, cevada, malte, lúpulo e água, a microcervejaria artesanal deverá contar com filtro de cerveja, compressor de ar, gerador de vapor, gerador de água gelada, moinho, tanques de fermentação, equipamentos da sala de cozimento e outros maquinários essenciais para a pequena fábrica de cerveja artesanal. Não podemos nos esquecer dos freezers, da bancada, das mesas, dos bancos e demais acessórios para atender os clientes.

Principal público consumidor de cervejas artesanais

A maioria das microcervejarias no Brasil produzem a cerveja artesanal e comercializam a bebida no próprio local de fabricação. O mercado possui grande potencial e está em constante crescimento – além disso, as pessoas buscam cada vez mais cervejas com sabor peculiar, autêntico e personalizado. Portanto, você poderá vender seu produto na fábrica, promover cursos com especialistas (mestres cervejeiros) e comercializar sua cerveja para revendedores – como buffets, restaurantes, armazéns, bares e supermercados.

Fonte: Microcervejaria artesanal – saiba como montar – Como Montar

WhatsApp chat