Menu fechado

Uma startup taiwanesa criou uma máquina de bancada que fermenta cidra, hidromel ou vinho artesanal apenas com o apertar de um botão

Um lote de cidra artesanal preparada da Alchema
Um lote de cidra artesanal preparada da Alchema

O aparelho permite o preparo da cidra artesanal com três passos fáceis. Primeiro, o usuário deve instalar o aplicativo Alchema em seu dispositivo móvel e escolher uma receita desejada a partir da base de dados do aplicativo. Depois, o fã da cidra artesanal deve reunir os ingredientes necessários e colocar as frutas escolhidas, açúcar e água. Em seguida, um sensor integrado de peso mede a quantidade de produtos que foi adicionada no recipiente do aparelho e avisa quando esta é suficiente.

Por fim, o usuário deve adicionar levedura, essencial para o processo de fermentação que transforma o açúcar em álcool. Uma vez iniciado o processo, o aplicativo irá utilizar um sinal WiFi para notificar o consumidor quando o lote de cidra está pronto para consumo, normalmente depois de uma ou duas semanas, dependendo da fruta e da receita.

Courtesy of Alchema

Além de preparar cidra, a máquina também é capaz de fermentar hidromel dentro uma semana, e até mesmo vinho, desde que o usuário alimente a máquina com uma variedade de uva apropriada para produzir vinho e esteja disposto a esperar pelo menos 16 semanas até que a bebida esteja preparada.

De acordo com Oscar Chang, fundador da empresa, o aparelho para preparo caseiro de cidra é diferente dos kits tradicionais de preparo por ser equipado com uma luz de LED UV-C de nível médico, que gera uma luz ultravioleta num comprimento de onda específico que mata todos os microrganismos e higieniza o recipiente antes de iniciar o processo de fermentação.

Além do mais, o aplicativo Alchema possibilita o monitoramento de todos os processos de fermentação, eliminando a necessidade de verificar o lote periodicamente, como ocorre com as formas tradicionais do preparo da cidra. Isso, por outro lado, reduz significativamente a chance de que qualquer contaminante entre no recipiente de fermentação de 2,4 litros.

Aplicativo móvel informa o usuário quando a cidra está pronta
Aplicativo móvel informa o usuário quando a cidra está pronta
Alchema press kit

No entanto, infelizmente a equipe da Alchema admite que atualmente a luz de LED UV-C é insubstituível e tem um prazo de validade de aproximadamente três anos. Depois desse período, o poder do LED começa a diminuir e o processo de higienização irá demorar mais para se completar até que finalmente a luz se apague. Apesar disso, o sistema de preparo do aparelho não é afetado pela luz de higienização, o que significa que o usuário ainda será capaz de preparar sua infusão, mas terá que lavar a máquina mais cuidadosamente antes do uso.

A tecnologia da Alchema atualmente pode ser adquirida por 359 dólares na página da campanha Kickstarter. Uma única unidade é enviada junto com três pacotes de diferentes tipos de levedura, suficiente para preparar 3 lotes de cidra. Aqueles que se comprometeram com a campanha terão o equipamento entregue em meados de julho do ano que vem. Outro lado negativo do projeto é que, até o momento, a empresa envia somente para os EUA, Taiwan e Canadá, portanto os amantes de cidra artesanal localizados em outros lugares terão que esperar um pouco mais.

Alchema possibilita o preparo da cidra artesanal caseira com três simples passos
Alchema possibilita o preparo da cidra artesanal caseira com três simples passos
Alchema press kit

Fonte: Aparelho Prepara Cidra Artesanal Caseira

WhatsApp chat