Menu fechado

Antes de começar a escrever a nova categoria do Um gole ou mais – produção de cervejas – preciso me apresentar. Farei isto contando uma pequena história para você entender como vim parar aqui.

Era uma vez, um jovem de 17 anos que saía do interior de São Paulo para ingressar na universidade no interior do Rio Grande do Sul. Por mais que quisesse apreciar cervejas diferentes, ele pensava que cerveja era uma bebida apenas para se beber no meio de uma festa. Sabe aquele pensamento de ficar bêbado e pronto?

Anos se passaram e este jovem ingressou em um intercâmbio para os Estados Unidos, o país que está se tornando uma das maiores potenciais de cerveja do mundo. Bastava uma simples ida ao mercado ou loja de conveniência para se deparar com dezenas de estilos e tipos da bebida! Foi quando o jovem futuro cervejeiro teve uma oportunidade de provar dezenas de estilos e tipos de cerveja.

Ainda sem saber direito sobre sabores e estilos, o amor à bebida e a aprendizagem que ela fornecia só cresciam. Ir à um ponto de venda e comprar algum six-pack do qual ele gostasse mais da cor ou do nome começou a acontecer com frequência.

Cerveja Artesanal: o início da paixão

Um certo dia, o jovem e seus amigos decidiram fazer uma reunião em casa e compraram um monte da cerveja recém lançada, American Stardart Lager da Budweiser. No momento do primeiro gole, a conversão de quantos six-packs ele poderia ter comprado com o valor dessas cervejas foi automático em sua cabeça. Uma bebida que ele já considerava sem graça, se tornou uma bebida sem motivo para bebê-la.

cerveja artesanal

O líquido que um dia julgava dispensável, agora era quase obrigatório. Mas não qualquer tipo, não qualquer um. E foi com uma longa caminhada até a loja de conveniência mais próxima, que algumas perguntas começaram a lhe perturbar:

Por que algumas cervejas são tão diferentes? O que tem nelas para afetar essa gama de sabores? E talvez uma das mais importantes: Cerveja não é tudo a mesma coisa?

Assim se iniciou a minha jornada pelo Beerniverso. Além disso, sou químico e sei sobreprodução de cerveja e é exatamente sobre isso que falarei nessa nova categoria. Se prepare, pois agora você saberá um pouco sobre tudo o que envolve o universo da produção de cervejas artesanais.

Fonte: Uma paixão chamada: cerveja artesanal | Um gole ou mais

WhatsApp chat